Tamanduá-bandeira é encontrado em estado de decomposição em Lagoa Formosa
Ausência do animal afeta diretamente a agricultura no controle natural de pragas

Um tamanduá-bandeira foi encontrado em estado de decomposição às margens de uma represa nesta segunda-feira (28), em Lagoa Formosa. De acordo com moradores, o animal aparecia com frequência na região, mas não apresentava riscos à população.
O mamífero foi encontrado em uma propriedade particular que possui placas que proíbem a pesca na represa. No entanto, pescadores clandestinos têm o costume de acessar o local, o que levantou suspeita sobre as possíveis causas da morte do animal.
As imagens foram encaminhadas para os órgãos competentes, como a Polícia Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que as providências sejam tomadas.
Extinção
O tamanduá-bandeira é uma espécie ameaçada de extinção e protegida pela legislação brasileira. Ressalta-se que os impactos da possível ausência do animal afetam diretamente a agricultura, uma vez que possui papel no controle natural de insetos e pragas.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apontou que o Brasil teve uma redução de 30% da população de tamanduás-bandeira, devido à fragmentação do habitat, atropelamento, caça, queimadas, agrotóxicos e ataques de cães.
As denúncias de crimes ambientais podem ser realizadas de forma anônima por meio do 181. Em Minas Gerais, o contato pode ser feito com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no Lig-Minas (155, opção 7).
Leia também